sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Reflexões #3 - Mudança






Mahatma Gandhi disse um dia: "Sê a mudança que queres ver no mundo"; e, para ser sincera, creio que ele tinha razão ao dizer isto, porque se queremos que o mundo mude, temos de começar por nós próprios. No entanto, não me parece que seja assim tão fácil fazê-lo, ou será que é? A verdade é que há muita coisa a acontecer à nossa volta, pequenos momentos que compõem um momento maior de possível realização, mas como estamos tão focados num sistema que nos consome a atenção e a energia, não nos damos conta de que não vivemos esses momentos na sua plenitude.

Esta semana assisti a uma palestra sobre Talento e Superação, dada por Leila Navarro, que me deixou a pensar que, de facto, não estou a fazer quase nada para atingir os meus objectivos. Ao reflectir nisto apercebi-me de que o meu modo de encarar a vida é um tanto ou quanto pessimista e se realmente quiser chegar a algum lado, tenho de transformar a minha linha de pensamento. Com esta palestra percebi que todos temos o poder de sermos felizes e de realizar os nossos objectivos; para isso basta ter força de vontade e fazermos acontecer.

Para além disso, esta palestra forneceu-me algumas ideias sobre as quais ponderar e que, inexplicavelmente, se adequam muito bem a esta fase da minha vida, sendo que questiono frequentemente qual será o melhor rumo para mim. São "abanões" destes que precisamos de vez em quando para seguirmos caminho e não estagnarmos onde não queremos estar. Assim, aprendi que:

- Pessoas felizes tomam decisões rápidas e conscientes;
- Ao aprendermos, mudamos algo em nós e criamos uma nova realidade;
- Devemos agradecer e agarrar as oportunidades que a vida nos dá;
- Temos de mudar paradigmas mentais como "Eu e tu", em vez de "Eu ou tu";
- Ser inteiro significa criarmos a nossa própria realidade;
- Temos de ser receptivos a novas ideias, ou seja, manter a "caixa" aberta;
- Devemos procurar perspectivar os problemas distanciando-nos dos mesmos;
- Devemos procurar praticar o minimalismo;
- São as pessoas que fazem a diferença, dando e recebendo na mesma medida;
- Entendermos e respeitarmo-nos como únicos significa respeitar o outro;
- Sonhar é importante, porque nos dá um sentido maior na vida pelo qual lutar;
- O nosso rumo implica fazer escolhas e ser responsável por essas escolhas;
- Devemos ter em conta qual a relevância daquilo que fazemos para nós próprios;
- Devemos esperar o inesperado - agir e pensar como se tudo fosse uma estreia na nossa vida;
- E que Nada Muda se Eu Não Mudar, ou seja, temos de fazer acontecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário