segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Reflexões #5 - Leitura e Escrita





Sim, tenho andado ausente, mas por bons motivos: tenho andado a trabalhar num romance que comecei há cinco anos e infelizmente, ficou em stand-by devido à tese de mestrado. Por isso, só agora tive coragem de pegar nele. O que me traz a uma das minhas poucas resoluções de ano novo, que é não deixar os meus projectos literários para trás. Foi por este e outros motivos alheios à minha vontade que somente ontem consegui publicar uma opinião no blog.

Acontece que vivemos numa sociedade que, tanto quanto compreendo, não permite ler tanto quanto se deseja. Ou seja, existe pouco incentivo à leitura, começando pelo facto de que os livros em Portugal são caros. E é um facto que torna injusta a constatação de que se lê menos; não se lê menos porque não se queira, lê-se menos porque um bom livro custa, regra geral, entre 16 e 20€ ou mais! Há excepções, claro, mas ainda assim, é triste que não se valorize algo tão importante para o enriquecimento cultural de um país, que é a literatura.

Não sei se não será também por falta de incentivo, falta de tempo ou simples desinteresse que os portugueses lêem pouco. Quanto a mim, acho que não há melhor forma de passar o tempo, para além de que já foi provado cientificamente, várias vezes, que ler é uma das melhores formas de manter o cérebro saudável e prevenir doenças como o Alzaimer. Numa perspectiva geral, considero que a leitura é uma rotina importante a ser inserida no nosso quotidiano e quanto mais cedo, melhor!

Portanto, já sabem: leiam, porque ler faz bem à alma e à mente, torna-nos mais ricos e humanos e aproxima-nos dos outros. E pelo caminho incentivem quem amam a ler também, é sempre melhor quando se pode falar sobre livros com alguém que também os entenda! Boas-leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário