domingo, 14 de outubro de 2018

Reflexões #24 - O Princípio da Realidade e os Obstáculos da Vida





Não há duas sem três e a verdade é que este "vai que não vai" de procurar emprego começa a fartar. Sinto que estou as esgotar todas as minhas opções e ainda assim, não vejo uma luz ao fundo do túnel. Estou cansada de lutar para me manter à tona; estou farta de ver o tempo a passar e não chegar onde quero, mas sobretudo, estou farta de me sentir estagnada e não saber o que fazer para sair desta situação.

Sempre soube que seguir a minha vocação seria difícil, só não estava à espera que fosse tão angustiante. Não compreendo nem me conformo com esta injustiça, este sistema social não funciona, caso contrário, todos teriam realmente liberdade para fazer o que realmente gostam e seriam reconhecidos por isso. A única certeza que sempre tive é que quero escrever, mesmo que sejam textos mais sérios, mesmo que o meu ganha-pão tenha que ser outro ramo da escrita, basta ter uma oportunidade. Contudo, estas nascem nas árvores nem se escondem debaixo das pedras! É preciso ir à procura delas, é preciso lutar, mas quando a luta é desigual e injusta, custa a crer que se consiga alguma.

Em suma, encarar o princípio da realidade e fazer limonada com os limões da vida não é assim tão simples como parece e torna-se difícil acreditar nas nossas capacidades. Por incrível que pareça, este retrocesso favoreceu a escrita, muito embora a consciência não permita uma fluidez plena da mesma, porque preciso de um trabalho que me sustente, que me permita viver condignamente... Mas desistir? Não, isso não saberia fazer nunca, porque a escrita é uma parte essencial de quem sou e jamais poderia desistir de mim mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário