terça-feira, 9 de abril de 2019

Reflexões #30 - A Minha Relação com a Escrita!





Posso afirmar que a minha relação com a escrita vem de longe e começou cedo. É a mais pura das verdades. Esta ligação com a palavra escrita derivou da minha ainda mais antiga queda para a leitura. Aconteceu com um intervalo com cerca de três anos, sendo que descobri os livros aos oito e a escrita aos onze anos. Desde então fui lendo e escrevendo sempre cada vez mais.

Efectivamente, hoje a minha escrita é muito mais madura, tendo sido alimentada e enriquecida durante aos pela prática e pelo acumular de vocabulário. Posso dizer que quem me conhece bem sabe que não passo sem um caderno e que sou capaz de escrever horas a fio, sem olhar para o relógio uma única vez.

Contudo, o processo criativo não é fácil e, por vezes, a falta de ideias, de palavras ou de inspiração torna-se frustrante. Sempre ouvi dizer que escrever tem mais que ver com trabalho árduo do que com inspiração, mas, embora seja verdade, cada um vive a escrita de maneira diferente. Comigo acontece sempre repentinamente, num ciclo quase vicioso e frequentemente nas alturas menos propícias, isto é, quando tenho mais responsabilidades. Raramente me consigo conter de pegar na caneta e passar tudo para o papel, porque mais do que um hábito, é uma paixão viciosa que faz de mim quem sou.

Por conseguinte, devo dizer que esta minha relação com a escrita é algo evolutivo e em constante crescimento, pois quanto mais leio e enriqueço o meu vocabulário, mais escrevo e mais quero fazê-lo. No entanto, creio que este dom da palavra escrita acarreta uma grande responsabilidade, uma vez que as palavras têm um grande poder transformador, quando usadas no momento certo. Quanto mais não seja porque é através da palavra escrita que se compõem todo o tipo de estórias, mesmo que estas se destinem ao palco do teatro ou ao cinema.

E este sim, é o derradeiro motivo porque escrevo: para criar estórias que inspirem quem me rodeia e o mundo inteiro e como forma de contrariar perspectivas erradas sobre os escritores, sobretudo mulheres escritoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário