sexta-feira, 12 de maio de 2017

Reflexões #8 - Tentar, Falhar, Tentar, Conseguir





Quantas e quantas vezes nos apercebemos que todos os dias travamos uma constante luta de vontades que perdemos sempre? Quantas e quantas vezes nos dizem que os falhanços fazem parte da vida e só nos fortalecem? E quantas e quantas vezes insistimos no mesmo caminho?

Ou seja, imbuem-nos a noção de que o que importa é o gesto de tentar, ou ir tentando, melhor dizendo, até alcançarmos o objectivo pretendido. No fundo, transmitem-nos a ideia de que aquilo que nos estiver destinado há-de surgir na nossa vida mais cedo ou mais tarde. Porém, ter fé ou acreditar neste género de perspectiva, ou forma de pensar, não é assim tão fácil para quem tem tendência a cair no pessimismo e na autocomiseração. Estes são dois aspectos que ainda estou a tentar resolver para ser mais feliz, tal como aprender a relativizar.

É um ciclo vicioso difícil de quebrar, mas que se torna minimamente suportável devido à existência daquela vozinha insistente que me impede de desistir dos meus sonhos. É por essa razão que o pequeno poema que escrevi há poucos dias talvez seja o último da minha antologia poética: porque me cansei de ficar calada, porque quero que o mundo oiça o que tenho a dizer, uma vez por todas! E depois seja como a providencia determinar, porque pelo menos tentei.

Sem comentários:

Enviar um comentário