quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Reflexões #14 - Dar um Passo Atrás





Apercebo-me de que neste nosso quotidiano cada vez mais acelerado, as páginas da vida vão sendo cada vez viradas cada vez mais depressa. É vertiginoso como encerramos e iniciamos capítulos assim, com um estalar de dedos! Então pergunto-me: O que aconteceu àquela máxima de "viver um dia de cada vez"? A verdade é que não me encaixo neste modelo de juventude que quer tudo de forma automática (se bem que há coisas que já podiam estar a acontecer agora...), que perdeu a sua individualidade para se tornar uma máquina consumista a favor de uma sociedade que se encontra profundamente desajustada, quanto mais não seja porque as regras e ideais que os nossos pais e avós aprenderam como certas e fundamentais já não se aplicam ao "Agora" em que vivemos!

Apre, que está na hora de mudar isto! Há que parar para pensar, para respirar, para desacelerar e recuperar a respectiva individualidade! Há que assumir as paixões (em termos de ocupação) e os desejos sem medo de recriminações; há que viver a vida segundo os nossos sonhos, mas sobretudo, há que abrandar o ritmo e sentir tudo em plena consciência, ser feliz na realização das conquistas pessoais, de sermos mais humanos em tudo o que fazemos, de fazer com que cada dia valha a pena ser vivido e voltarmos à naturalidade do antigamente.

Chega de guerras e conflitos sem sentido em nome do poder, da religião ou se sentimentos indignos. É tempo de vivermos em liberdade e respeito, tendo em consideração o espaço do outro... É tempos de reformularmos a sociedade, começando connosco próprios, pois só assim haverá possibilidade de mudar o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário