sexta-feira, 11 de maio de 2018

Pedaços de Escrita #62





Engraçara com uma saia vermelha às bolinhas brancas, que fazia conjunto com uma camisa de ganga, mas naquele momento não tinha possibilidades de adquirir aquele conjunto que tão bem lhe ficou. Decidiu então pegar num mealheiro e começar a juntar dinheiro, pondo lá dentro todos os trocos que lhe restavam ao fim do dia. Depois de comprar o tal conjunto, continuou a juntar  dinheiro, desta feita para viajar pela Europa e concretizada a viagem, continuou a guardar dinheiro no mealheiro, hábito que posteriormente transmitiu aos filhos e aos sobrinhos.
- Se forem guardando todas as moedas no vosso mealheiro, terão sempre algum dinheiro para os vossos objectivos mais pequenos - disse-lhes quando lhes ofereceu os mealheiros.
Não era um hábito muito comum e aquela sua particularidade acabou por lhe valer bons momentos em família e poucas preocupações, porque apesar de o seu salário de bibliotecária não ser nenhuma fortuna e o marido ter uma situação financeira favorável, conseguia viver tranquilamente dentro das suas possibilidades, sem gastos desnecessários, era uma questão de principio que ela queria transmitir aos filhos. Além disso, toda a gente sabe que o dinheiro não traz felicidade, apesar de estarmos todos dependentes dele para viver a nossa vida, uns mais do que outros; o truque é não deixar que isso consuma a nossa existência.

Sem comentários:

Enviar um comentário