quinta-feira, 12 de julho de 2018

Reflexões #21 - Inspiração





Desde há umas décadas para cá que assistimos à formação de uma geração ou crescendo de gerações cada vez mais consumistas, resignadas, preguiçosas, egoístas, gananciosas, invejosas e falsas, que desistiram simplesmente de lutar por um futuro melhor. Para além disso, o sistema de ensino está caduco e inadequado às necessidades modernas e a educação familiar é quase inexistente porque as crianças já não sabem ser crianças e os jovens não têm respeito seja por quem for.

E onde fica a inspiração no meio disto? Não fica; desaparece, porque para sermos capazes de inspirar alguém, temos primeiro de nos inspirar a nós próprios, o que se torna gradualmente mais difícil de alcançar nos dias que correm, seja em que área for. A comunidade em geral desistiu de apreciar as coisas mais pequenas e mais puras da vida. Não digo que haja uma total falta de inspiração, apenas creio que acontece com muito menos frequência e aceito que possa ser somente uma distorção da minha percepção em relação ao que me é transmitido pelo que me rodeia.

A inspiração não acontece por acaso, tem de ser procurada com afinco e encontrada todos os dias. Mesmo quando não temos qualquer ensejo de o fazer. Quando me sinto mais necessitada de inspiração para escrever tento, sempre que possível, fazer um detox da rotina: ir passear ou passar um fim de semana fora, tal como fiz no fim do mês passado. Confesso que apesar de não ter sido perfeito, ajudou-me a recalibrar as energias e a organizar as ideias, daí que tenha resolvido dar um refresh ao template do blog (já agora, o que acham, está mais leve, certo?). Todos os pequenos momentos e detalhes podem ser uma fonte de inspiração, nunca se sabe o que vai aparecer no caminho, basta prestar atenção e aproveitar ao máximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário