quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Reflexões #23 - O Princípio da Realidade e os Limões da Vida!





Ultimamente tenho-me sentido algo decepcionada com certas circunstâncias e pessoas e pessoas da minha vida, algumas das quais, de certa forma, eu já antevira quando era mais nova. Também têm acontecido coisas boas, sim, mas são mais aquelas que me deixaram à nora nos últimos tempos. Em relação a algumas situações e atitudes, tenho consciência de que, por muito que me revoltem, provavelmente não está nas minhas mão resolvê-las. Sobre certas outras, porém, cheguei à conclusão de que não vale a pena sofrer por antecipação.

Para além disso, percebi que não podemos medir ou cingir a nossa realização a um determinado número de anos, temos de viver um dia de cada vez e ver o que acontece, e também não podemos reger o nosso pensamento pelos intermináveis "ses" que cada decisão nos obriga a deixar para trás: "Se eu tivesse feito / ido/ dito/ tirado /posto/ acontecido, etc...". Há um momento em que somos obrigados a esbofetearmo-nos e firmar: "Chega de auto-comiseração e de "ses"! De agora em diante vou viver no presente e seguir o meu caminho, vou ser feliz com as minhas escolhas e controlar apenas aquilo que depende de mim!".

Eu estou a viver esse momento. Quero mais do que tudo, andar com a minha vida para a frente e, como tal, tive de saltar para fora da minha zona de conforto e "agarrar" um trabalho que não tem nada a ver com a minha formação. Chama-se a isto o Princípio da Realidade, como me disseram recentemente, e infelizmente há muita gente que tem de se reger por este princípio para conseguir ter uma vida digna. No fundo, tudo isto significa que, quando se quer muito uma coisa nesta vida, temos de trabalhar e lutar para a conseguir, temos de nos adaptar às circunstâncias, tal como o camaleão se adapta ao meio envolvente, e desenvolver outras capacidades, que por vezes desconhecemos. 

Claro está que ao fazer isto não devemos deixar para trás os nossos sonhos, pelo contrário, devemos agarrar-nos aos mesmo ainda com mais afinco! Não é fácil, mas consegue-se com empenho, determinação e disciplina. É como diz o ditado: "Se a vida te dá limões, faz limonada". E com este calor, bem que apetece, não acham? Vá, vão fazer a vossa limonada da vida, que eu estou a fazer a minha!

Sem comentários:

Enviar um comentário