segunda-feira, 1 de julho de 2019

Reflexões #32 - Os Livros são Importantes Porque...





No outro dia li um artigo no jornal Sol online que me deixou a pensar, mas que também vai muito de encontro àquilo que penso sobre os livros. O dito artigo questionava o facto de a Feira do Livro de Lisboa ser ou não um evento trendy. A autora é bastante assertiva ao dizer que o livro merece recuperar o lugar de destaque que já teve na nossa cultura e eu concordo, porque para mim a cultura, nomeadamente a literatura, é um pilar fundamental da nossa vida enquanto pessoas, mas também porque acredito plenamente no poder da palavra escrita.

Por outro lado, hoje li um artigo no Expresso online que, com base num inquérito sobre hábitos culturais, concluiu que a maioria das pessoas, sobretudo as camadas mais jovens, quase «não consome» cultura. Para mim é uma realidade frustrante e, por isso, afirmo que temos de a contrariar com os meios de que dispomos, basta começar por passar o exemplo às crianças da família (quando as há / houver) ou nas escolas. Desta forma relembro que: 

Ler é importante, porque é na divulgação de ideias que começa a verdadeira transformação! 
Ler é o caminho para a Revolução Cultural!

Em suma, é de facto muito triste constatar que grande parte das sociedades está a «embrutecer» por causa dos ecrãs, desapreciando actividades intelectuais como ler, assistir a peças de teatro ou exposições, visitar monumentos ou museus, etc. Ou seja, desperdiçam o seu tempo a alimentar o ego (que só quer cada vez mais) em vez de nutrir a alma (que quer evoluir) e, eventualmente, permanecem na inércia e na ignorância. Pois eu vou continuar a lutar pelos livros da melhor forma que puder e só posso esperar que alguns de vocês, senão todos, se juntem a mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário