sexta-feira, 8 de março de 2019

Reflexões #29 - Uma Questão de Respeito.





Não costumo escrever Reflexões tão seguidas, mas depois de tudo o que tenho ouvido ultimamente, achei que seria um tema apropriado, porque tudo isto está humana e socialmente errado:

Hoje celebra-se (ou deveria celebrar-se) o Dia Internacional da Mulher. Hoje devia ser uma dia de orgulho. Hoje devia ser um dia realização. Mas a verdade é muito mais dura do que possam pensar, porque não basta fazer de conta que é tudo cor-de-rosa e que alcançámos grandes feitos. As novas gerações de meninas e raparigas tomam tudo por garantido, mas a História diz-nos que tudo o que as mulheres conquistaram nós últimos 119 anos foi à custa de muita dor, sofrimento, sacrifício, coragem e persistência. Infelizmente, mais de metade do mundo permanece cega para a triste realidade de que existem milhares ou milhões de mulheres e raparigas que não são livres, que continuam a ser inferiorizadas (e pior!) por mentalidades machistas e opressoras.

Mesmo nos ditos países civilizados, as desigualdades entre homens e mulheres são persistentes... E a constante desilusão perante a inacção social tende a derrubar até a mais enraizada crença, mas é por essa razão que nos devemos unir e dizer «Basta!» E é este o momento certo para o fazer, porque tudo o que temos é o Agora! Amanhã será tarde de mais para evitar seja o que for!

Feliz dia da Mulher!

Sem comentários:

Enviar um comentário