quarta-feira, 6 de julho de 2016

A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo, George R. R. Martin



 


Não costumo ler fantasia épica, mas no meu reportório literário não podia faltar a saga que tanto furor tem causado: A Song of Ice and Fire; cuja adaptação televisiva adoptou o título do primeiro livro, A Guerra dos Tronos. Apesar de não ser das minhas favoritas, é muito boa e prima pelas descrições e personagens realistas, tratando-se de um must read, ou seja, mais do que ver a série, acho que deveriam ler os livros.

O estilo de escrita de Martin é em tudo diferente daquilo que estou habituada, muito do género de romance de cavalaria, mas também por isso é que me cativou. O autor apresenta uma narrativa que se desenvolve sob a perspectiva de uma personagem diferente em cada capítulo, num enredo vertiginoso e repleto de intriga, suspense, mistério e reviravoltas sombrias. Confesso que fiquei curiosa para saber o que acontece a seguir.

Neste primeiro livro (na edição portuguesa cada livro está dividido em dois volumes), o autor dá-nos a conhecer algumas das personagens principais em torno das quais se irá desenrolar a intriga. Logo à partida é possível fazer distinção entre as personagens que adoramos, as que odiamos e as que não compreendemos; estão todas tão bem caracterizadas, as boas e as más, que é impossível resistir. No entanto, a crueza de certas passagens (sobretudo nos livros posteriores), arrepia qualquer um.

Sem comentários:

Enviar um comentário